• AJIP Associação de Jovens Indígenas Pataxó

Lideranças Pataxó de Ponta Grande são ouvidas pelo MPF

Na manhã de ontem (3), o Cacique Fred Pataxó (Aldeia Mirapé), Cacique Tucum Pataxó e a Liderança João Payayá (Aldeia Novos Guerreiros), participaram de uma oitiva com o Ministério Público Federal para denunciar a ação conjunta e criminosa da Prefeitura de Porto Seguro, Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, que demoliu oito edificações de indígenas na orla norte de Porto Seguro, pertencente ao território Indígena de Ponta Grande.


Nesta Oitiva as três lideranças que estavam representando o referido territórios denunciaram a violência e o desrespeito dos órgãos que participaram da ação, pediram providências imediatas aos membro do Ministério Público Federal.


João Payayá (Consultor de Projetos da AJIP) frisou que é necessário que os culpados sejam identificados e punidos imediatamente, pois se uma grave violação de direitos humanos como está passar despercebida, pode desencadear várias outras ações do tipo. O Procurador André Luiz Batista afirmou que é dever do MPF atuar em defesa dos povos indígenas diante esse ataque aos direitos humanos e que a atuação do Ministério Público não deve ser imparcial e sim em defesa da comunidade. Depois desta Oitiva esperamos que as autoridades tomam as devidas providencias para que os responsáveis por esta ação sejam punidos.

379 visualizações0 comentário