• AJIP Associação de Jovens Indígenas Pataxó

Juventude Pataxó se reúne com o Secretário de Assuntos Indígenas de Cabrália

Por: Emerson Pataxó - Secretário Executivo da Associação de Jovens Indígenas Pataxó


Jovens Pataxó do município de Santa Cruz Cabrália (BA), que compõem a Associação de Jovens Indígenas Pataxó - AJIP, Conselho da Juventude Pataxó da Bahia - CONJUPAB e Coletivo de Mulheres Sarã Pataxó se reuniram na tarde de hoje (14) com o Secretário Municipal de Assuntos Indígenas de Santa Cruz Cabrália - SEMAI, Juari Pataxó, para discutirem um cronograma de ações e atuações nas aldeias Pataxó de Cabrália no que se refere aos Direitos da Juventude Indígena.

A reunião foi convocada pela SEMAI, como uma agenda de diálogo direto com as principais organizações que representam a Juventude Pataxó. Em pauta estava o fortalecimento institucional de cada organização, retomada de atividades culturais adormecidas nas aldeias, Mobilização Nacional Indígena e projetos futuros que traga desenvolvimento cultural e união dos jovens.

O Secretário Juari, fez questão de firmar apoio às iniciativas da juventude e disponibilizou uma sala na sede da SEMAI, onde será usada pelos jovens como um ponto de apoio para reuniões e escritório comunitário dos jovens Pataxó. Ainda em sua fala, Juari fez o convite para que à AJIP, CONJUPAB e Sarã Pataxó, fizessem parte da equipe de organização da Aragwaksã, festa da resistência Pataxó que ocorre anualmente na Reserva Pataxó da Jaqueira, que carrega um simbolismo de conquista de espaço e protagonismo.

Essas organizações juvenis irão redigir um documento para ser encaminhado a outros órgãos governamentais da esfera estadual, onde irão cobrar por mais políticas públicas e acesso a cultura, esporte e educação, fortalecendo assim, os laços e parcerias de toda juventude Pataxó.

129 visualizações0 comentário